Simples Devaneios.... Podem começar simples, mas eu complico tudo!

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Mapas do mundo

Já tinha lido nuns livros que andei a ler, que há mapas antigos, que são tanto ou mais rigorosos que os mapas que nós (ocidentais) tinhamos, pelo menos por volta dos anos 60.

Exemplos:

Por baixo do gelo da Antártida, existe um continente, ou seja, terra, que já à muito tempo era composta por rios e vegetação. De acordo com estudos, a última vez que essa terra e esses rios estiverem expostos, ou seja, sem o gelo por cima, foi em 4000 A.C, ou seja, desde essa altura que a única coisa que se vê na Antártida é o gelo que cobre as suas terras. Nós só tivemos acesso a esses "dados" em 1949, através de um mapeamento sismico (penso eu que é algo como os sonares, mandam um BOOM, através de um explosão controlada, e esperam pelo retorno dos sons, mapeando através do som).
No entanto, um mapa, datado de 1513, feito por Piri Reis, tem este continente, perfeitamente detalhado com os rios e outras caracteristicas geográficas. O maior detalhe é marcado na costa da antártida que foi mapeada com um detalhe incrível.

Análises às contas necessárias para chegar ao rigor existente nesse mapa, comprova que era necessário um conhecimento matemático muito elevado. O nivel exigido para o nivel de detalhe, só foi, pelo menos oficialmente, atingido nos finais do séc. 18, isto porque, por exemplo, era necessário um conhecimento de trigonomotria "esferóide" (desconheço este termo, traduzi de "Spheroid trignomotry").
Uma análise mais aprofundada feita ao mapa, mostra que os cálculos efectuados já tinham em conta, não só que a Terra era mesmo redonda, como sabiam a sua circunferência com um erro inferior a 50 milhas.

É certo que em 1513, não era possível mapear com tal precisão, quando (oficialmente) se diz que as pessoas ainda acreditavam que a terra era uma tábua, como nem era possivel ver, de forma alguma o continete Antártico. Como se explica então a existência deste mapa????
É simples. O próprio Piri Reis, acompanha este mapa com alguns documentos, em que diz simplesmente que este mapa não foi "criado" por ele, no aspecto de ser ele a fazer o mapa original, mas sim uma compilação de mapas já existentes. Usando tanto os do Colombo, como mapas bem mais antigos, datando desde os tempos de Alexandre o Grande (332 A.C).

Tudo bem, e agora? Estes mapas, sendo o mais antigo o de 332 A.C, também não tinham possibilidade de mapear a costa do continente Antártico. Então como se explica?
Ora bem, os "navegadores" mais famosos da antiguidade eram, dos mais conhecidos, os fenícios, que por acaso por cá (Peninsula Ibérica) passaram. Estes "navegadores" circundaram a costa africana, passando pelo cabo da Boa Esperança. Isto, 2000 anos antes de Vasco da Gama, ou seja, meados de 500 A.C. Estes Fenícios também estiveram na costa brazileira, e há provas de eles estarem mais integradas no continente Americano (tanto no Norte e Sul, mas disso eu não sei). E mapas destes Fenícios, decerto se encontravam na grande biblioteca da Alexandria, sim ela ardeu, mas algumas coisas certamente se salvaram, digo eu.

Talvez um dos mapas em que Piri Reis se baseeou era destes Fenícios. Mas ficamos na mesma, visto que nessa altura ainda não havia conhecimentos nem possibilidade de ir ao continente Antártico. E agora????

A última oportunidade que alguma vez houve de ir ao continente antártico foi em 4000 A.C, de acordo com estudos. As primeiras civilizações, de acordo com a história ensinada, apareceram do nada, por volta de 4000 A.C, que são os Sumérios, na Mesopotâmia (estará bem escrito?). No entanto não possuiam nenhuma cultura nautica ou maritima. Mas estes falam reverentemente de povos ancestrais que eram como os "Deuses" e eram conhecidos como os nefilim.

Conclusões???

E notem que através deste mapa de Piri Reis, alguns mapas, nos anos 50, foram corrigidos, devido ao seu elevado rigor de detalhes!

1 Comments:

Blogger Dri said...

*espanto*

Sem comentários e sem conclusões... vou reflectir sobre o assunto... digo...

9/2/06 17:21

 

Enviar um comentário

<< Home