Simples Devaneios.... Podem começar simples, mas eu complico tudo!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Sobre o Caminho

Ora muito bem, como resposta aos comentários que por vezes oiço quando digo que fiz o Caminho de Santiago, como... "mas tu não és católico" e outros comentários de quem nunca caminhou e que dificilmente entende o que é o Caminho, fica aqui um texto tirado do livro "Iacobus":
«Por acaso não era Jaca a primeira cidade do Caminho sagrado, marcado desde o céu pela Via Láctea e seguido por milhões de pessoas desde que o mundo é mundo?
Santiago foi apenas a explicação da igreja para um fenómeno pagão de origens muito remotas. Muito antes de Jesus nascer na Palestina, a humanidade já viajava incansavelmente até ao final do mundo, até ao ponto conhecido como Finisterrae, o "fim da terra".»

Não é que eu tenha descoberto isto agora, já tinha conhecimento da existência do Caminho pré-cristão, mas ainda n tinha nenhuma fonte bibliográfica, apenas conversas com amigos.
Quanto às razões que levam uma pessoa a caminhar o Caminho, posso dizer que quando o caminhei, encontrei algumas pessoas, e nenhuma das que falei me pôde responder convictamente que estava a fazer o caminho por ser católico, ou por uma promessa. Os que vi de bicicleta, pareciam estar a fazer apenas pelo desafio. Os que vi a pé, estavam a fazer ou como uma tradição "pessoal" ou como uma forma de meditação, de introspecção. Foram estes dois ultimos motivos que me levaram a fazer o caminho. No entanto, chegando a Santiago, fiquei com o sentimento que precisava de mais dias a caminhar, apesar de estar completamente coxo.

Carneiro-Mor

2 Comments:

Blogger Dri said...

Por meditação, introspecção ou desafio, já sabes conta cmg na próxima viagem... Pela experiência, pelo Caminho, pela companhia... Abril será!

Beijo

24/1/06 13:35

 
Anonymous Anónimo said...

Força, peregrino!
:)

24/1/06 16:23

 

Enviar um comentário

<< Home