Simples Devaneios.... Podem começar simples, mas eu complico tudo!

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Coisas do passado e do meu presente

Gostava de entender porque tenho sempre problemas em pôr um término às coisas do meu passado...
Ando sempre com "lixo" ou bagagem... lixo físico e bagagem emocional.
Já a minha mãe diz que eu guardo de tudo, e eu realmente nunca quero deitar nada fora.
Quando tem mesmo que ser, prefiro nem saber ao certo o que foi... por exemplo, quando tenho uma caixa (depois de uma mudança) e ainda tenho uma ideia do que lá está dentro, e que não é nada essencial.... vai logo a caixa toda "cu caraças", no entanto, antes de ir para o lixo, arrependo-me, e dou uma vista de olhos. Aí algumas coisas vão fora, mas mesmo assim fico sempre com muitas outras!

Neste momento nem sei onde andam os meus "bilhetes" do Q-Zar, e não eram poucos... ainda devem andar por uma das caixas da minha "última mudança". Julgo que essas caixas vão sempre ser caixas... até eu arranjar um sítio realmente meu!

Ainda vou tendo bilhetes de cinema, que vou acumulando.... até um dia em que deito tudo fora... Nem sei para que guardo mesmo... Bilhetes de auto-carro e comboios (para o IRS).
Além destas ainda tenho cartas de antigos amores, fotografias e outras coisas que invocam memórias de velhos tempos de (in)felicidade... pedras de uma praia de Viana de Castelo (ou perto), areia do egipto (nem sei onde anda, mas sei que tenho), um perfume nunca usado, uma vela com um cheiro maravilhoso ainda por queimar por completo (já tem 6 anos, pelo menos), alguns livros que ainda não li, postais de aniversário e de simples afecto.

Nada disto nunca me afectou MUITO.... é claro que por vezes quando lia uma carta ou via uma foto, me tocava bem fundo e lá soltava um suspiro... ou mesmo lágrimas... Mas nestes últimos tempos, tinha uma caixa ao lado da minha cama, a qual já não era aberta à mais de dois anos.
É esta caixa que contém várias coisas que eu quero devolver às areias, ao fogo e ao mar... Coisas de que eu preciso me libertar...

Já não sou quem era
Meus sonhos não são iguais
(...)
Já vejo com os meus olhos
Já vejo sem me deslumbrar
Já vejo as limitações
Já vejo com os meus olhos
Já vejo sem enganar
Perdi as ilusões
Conheço as limitações
(...)
letra de "Humanos - Já não sou quem era"
Música bem apropriada para as minhas palavras... ainda não arrumei, mas irei arrumar as coisas e cantar estas palavras sentidas...

Carneiro - sei lá!

Problemas em adormecer

Já estava com o computadore desligado, a televisão desligada... e só me apetecia ouvir música e escrever, não sei pq...

A minha mente tem andado ocupada a tentar arrumar-se... mas ela não se está a conseguir arrumar sozinha... parece que precisa de deitar coisas fora na arrumação. E parece-me que só pondo as coisas em palavras, neste caso em bytes, é que conseguirei arrumar seja o que for.
Enquanto oiço Maria Albertina vou escrever o que me vai na alma!!

Ahhhhh... Maria albertina deixa que eu te diga.........

Carneiro - on fire

domingo, janeiro 29, 2006

Milagres

Por mais malvada que seja a mente humana, há milagres que conseguem contradizer as acções.... sem descrição... de uma ou mais pessoas. Para quem não viu, nas noticias, fica aqui uma nota, de um acontecimento ocorrido do outro lado do Atlântico, no brasil.

AQUI, se carregarem no play do video, poderão ver o filme do "milagre".

Fiquei enojado com o que originou este milagre, mas sem palavras e tocado ao saber o resultado. Pode ser que esta menina, um dia, seja a salvadora de uma outra pessoa, ou de uma aldeia, ou de uma cidade.... de um país.... Quem sabe não inventará a cura para uma doença, ou inspirará outras pessoas a serem melhores.... Eu ouso sonhar...

Carneiro-Optimista

sábado, janeiro 28, 2006

Sonhos 1

A minha noite... ou a minha manhã, foi perturbada por sonhos... Foi deveras estranho.

Sonhei com velhos desejos, ou melhor, velhas histórias por resolver...
Sonhei com complexos, que já existem em mim.
Sonhei com a sobrevivência de uma guerra.
Sonhei com uma guerra que chegou a um sítio MUITO parecido com a aldeia do golf, no algarve, guerra esta, trazida pelos japoneses...... huh? Aviões, helicópteros e tropas...... HUH??? Nesta altura, já para o fim do sonho, já entendia que era um sonho, e pensei em acordar, mas preferi tentar vencer essa guerra... pouco depois quis mesmo acordar!

Tenho de cortar nos filmes de guerra...
Tenho de sobreviver a esta guerra...
Tenho de me "conformar" com alguns complexos, e tratar de outros...
Quanto às velhas histórias....... apenas pensei em resolver, em confrontar, e fico neste estado.... acho que está mesmo na altura de me confrontar com os meus fantasmas. Alguem quer fazer uma fogueira? Tenho coisas que têm de desaparecer em fumo....

Carneiro-Pensativo

quinta-feira, janeiro 26, 2006

We're never gonna survive

Unless we get a little crazy...
Da forma como me sinto... axo que estou mesmo a precisar de começar a cometer loucuras!

Por onde começar?
Axo que devia ser pelos exames... cometer a loucura de fazer os exames todos.. era bem bom!
Mais uma vez, com um exame amanhã, e não sei o que fazer!!!! Começo a estudar para esta bela me*da, e não entra nada na minha cabeça... Tendo as perguntas à minha frente bem como os apontamentos, não consigo responder a mais de uma pergunta...

Confere... a loucura necessária será mesmo a de ir caminhar, mais uma vez... e desta vez... começo o caminho acompanhado! Uma coisa é certa, no caminho, nunca estamos sozinhos, mas desta vez levo comapanhia amiga! :)

Carneiro-louco!

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo

Este é o verdadeiro e original nome dos "Templários" ou "Cavaleiros da Ordem do Templo".
Esta ordem, foi dissolvida de forma violenta numa campanha iniciada em 13 de Outubro de 1307 (supostamente uma sexta-feira). Esta campanha consistiu em prender e torturar e matar todos os templários europeus. Por toda a europa, os templários sucumbiram às forças dos reis cristãos. Em 1312, esta campanha deu-se como terminada, culminando da dissolução da Ordem.

No entanto, em Portugal e Espanha, os templários foram poupados e escondidos ou absorvidos noutras ordens e os seus bens foram "doados" a ordens já existentes ou a novas ordens criadas apenas com o intuito de salvaguardar uma réstea dos templários.

O que eu queria mesmo realçar com este post é que, apenas 7 anos depois da dissolução da ordem, em Portugal, no dia 2 de Abril de 1319, foi criada uma nova ordem, chamada "Ordem dos Cavaleiros de Cristo" em que pode-se claramente ver que a única diferença com o nome original é o de uma palavra, o "Pobre", que certamente já não o eram. As posses desta nova ordem são as mesmas que a da Ordem Templária, préviamente confiscadas pelo rei, D. Dinis. O simbolo desta ordem, também é semelhante apenas com uma pequena diferença, a cruz branca interior. Os cavaleiros membros eram os mesmos da Ordem Templária, protegidos por outras ordens e pelo Rei.
Básicamente, a ordem templária continuou viva, e em boa saúde. Apenas mudou de nome, e centrada em Portugal.

Cruz da Ordem do Templo:

Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo:

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Sobre o Caminho

Ora muito bem, como resposta aos comentários que por vezes oiço quando digo que fiz o Caminho de Santiago, como... "mas tu não és católico" e outros comentários de quem nunca caminhou e que dificilmente entende o que é o Caminho, fica aqui um texto tirado do livro "Iacobus":
«Por acaso não era Jaca a primeira cidade do Caminho sagrado, marcado desde o céu pela Via Láctea e seguido por milhões de pessoas desde que o mundo é mundo?
Santiago foi apenas a explicação da igreja para um fenómeno pagão de origens muito remotas. Muito antes de Jesus nascer na Palestina, a humanidade já viajava incansavelmente até ao final do mundo, até ao ponto conhecido como Finisterrae, o "fim da terra".»

Não é que eu tenha descoberto isto agora, já tinha conhecimento da existência do Caminho pré-cristão, mas ainda n tinha nenhuma fonte bibliográfica, apenas conversas com amigos.
Quanto às razões que levam uma pessoa a caminhar o Caminho, posso dizer que quando o caminhei, encontrei algumas pessoas, e nenhuma das que falei me pôde responder convictamente que estava a fazer o caminho por ser católico, ou por uma promessa. Os que vi de bicicleta, pareciam estar a fazer apenas pelo desafio. Os que vi a pé, estavam a fazer ou como uma tradição "pessoal" ou como uma forma de meditação, de introspecção. Foram estes dois ultimos motivos que me levaram a fazer o caminho. No entanto, chegando a Santiago, fiquei com o sentimento que precisava de mais dias a caminhar, apesar de estar completamente coxo.

Carneiro-Mor

domingo, janeiro 22, 2006

Revelações 1

devaneio

s. m.,
acto de devanear;
sonho;
fantasia;
capricho da
imaginação;
quimera;
delírio;
desvario.

Por esta lógica, todo este meu cantinho, ou blog, não passa de um delírio, de um sonho, de um capricho!
Ahh.. já estou a gostar mais!

Aqui virão as minhas teorias loucas, algumas dos templários, quem me conhece entende... Aqui virão os meus devaneios, as minhas ideias, projectos e outras coisas que eu gostava de fazer, mas acabo sempre por ficar com um pé atrás...
Aqui ficarão as minhas inspirações. Quanto às minhas dores, ficarão fora deste canto... não têm cá lugar, ou melhor, não devem ter aqui lugar!

Carneiro-Mor

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Nota 1

«megalomania \meg-uh-lo-MAY-nee-ah; -nyuh\, noun:
1. A mania for grandiose or extravagant things or actions.
2. A mental disorder characterized by delusions of grandeur.»

tirado DAQUI

«"Megalomania" is made from two words which come to us from Greek. "Mania" is a form of mental illness where the person becomes very excited or obsessed by an idea. "Megalo" means "large" or "great," so put the two words together and you have "megalomania," a kind of mental illness where the person is convinced that he or she is much "greater" than he or she actually is. "Megalomania" was first used in English in the late 1800s, but "megalomaniacs" have been around as long as there have been other people for them to boss around.»

tirado DAQUI

Nunca tinha olhado para a palavra com "olhos de gente", é mesmo o nome de uma doença mental... duh!
Para quem não sabe é também o nome de um grande clássico dos jogos de computadores:
Megalomania -> IMAGEM

Mais cenas de exames

Com um exame amanhã.... de manhã, ou seja, daqui a 6 horas certas... estou eu aqui, ainda a pensar no tema deste cantinho, deste meu canto!

Ainda não sei bem! Nem sequer ainda anunciei este cantinho a ninguém, ou melhor, apenas a uma amigo meu que estava cá em casa a "estudar" comigo. Entre aspas, porque fizemos dois exercicios e nada mais! Que falta de vontade! GRUMPFF!!!

Já comecei a criar um blog antes deste mesmo... um para ideias, planos e projectos, que são coisas que governam a minha vida... planos futuros, projectos megalómanos (nota: ver no dicionário), ideias absurdas para alguns e geniais para outros (I wish)!

Fico na mesma, sem saber ao certo o que será isto! Mas vou deixar crescer, não sei por onde começar a falar dele, mas talvez vou deixar que ele cresça um pouco, e logo se vê!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Cá está o primeiro sinal de vida!

E não podia ser em melhor altura... a altura de exames é sempre a melhor altura para fazer de tudo.... excepto estudar!

Não sei bem porquê (porque será?) que a vontade de concretizar ideias já velhas, é sempre mais forte na época de exames?? Lavar mais vezes a loiça, cozinhar mais vezes em casa, querer ler mais livros, experimentar novos jogos de computador..... criar um blog.... Tudo.. mas mesmo tudo vale, para não ter que estudar!
E depois não me sinto MUITO culpado.... isto porque... acabei por fazer algo que queria fazer à muito tempo.

Apresentações viram mais tarde... bem como a razão do blog... que nem eu a sei, mas deve ter haver com a época de exames....

Carneiro!